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sexta-feira, 1 de junho de 2012

UM POUCO DE HISTORIA O COMEÇO DE TUDO


                                                      CRONOGRAMA DO FUSCA


                                                                 De 1932 à 2003


                               1932 - Ferdinand Porsche, nascido no dia 3 de setembro de 1875 no Império Austro-Húngaro, esboça o desenho do Fusca.


                               1934 - Porsche cria o NSU, protótipo do Fusca que rodou até 1955, quando foi adquirido pelo Auto-Museum da Volkswagen, na Alemanha.


                                1935 - Porsche recebe 200 mil marcos do governo alemão para, no prazo de dez meses, produzir três protótipos.


                                1936 - Da garagem da casa de Porsche, com 16 meses de atraso, saem três protótipos batizados de Volksauto-série VW-3, que seriam testados por 50 mil Km. Trata-se dos primeiros protótipos (do VW-3) e que representam o nascimento do futuro Volkswagen .


                               1937 - A associação entre Porsche, Daimler-Benz e Reuter & Co. produz mais de 30 protótipos, batizados de VW-30, e realiza 2,4 milhões de Km de testes. O governo alemão, já sob o comando de Adolf Hitler, cria uma empresa estatal e viabiliza a fabricação do carro. O capital inicial, de 50 milhões de marcos, veio da KdF (iniciais em alemão de Força da Alegria), um dos departamentos da Frente Trabalhista Alemã, o sindicato oficial. O nome original do veículo, KdF-Wagen, não pegou Porsche viaja para os Estados unidos para visitar as linhas de montagem de Detroit e se encontrar com Henry Ford. Dois protótipos do \"carro popular \", o Volks - Wagen, começam a serem testados nas estradas de Floresta Negra - Alemanha e após 50 Km são aprovados.


                              1938 - Começam a ser construídas em Fallersleben o Complexo Industrial para fabricação do "Fusca", na baixa Saxônica (região entre o rio Reno e o mar Báltico) e uma cidade para 90 mil habitantes, destinada aos futuros operários e suas famílias.
Depois, a cidade recebeu o nome de Wolfsburg.
Parte do dinheiro destinado às obras provinha de alemães que, mesmo sem saber a data da entrega, queriam um KdF-Wagen. O Fusca sairia de fábrica com duas janelinhas traseiras bi-partidas ( Split Windonw ) , no modelo chamado de “BREZEL”.


                               1939 - Com o início da II Guerra Mundial, os KdF-Wagen não chegam a ser fabricados e a nova fábrica estréia produzindo veículos militares, com destaque para o Kubelwagen (tipo de camburão, que teve 55 mil unidades produzidas) e para os Schwimmwagen (carro anfíbio, com 15 mil unidades). Devido ao início da segunda guerra mundial, o Volkswagen acabou virando veículo militar. Derivados do fusca, como jipes e até um modelo anfíbio (Schwimmwagen, atualmente existem 3 no mundo, e um no Brasil) A mecânica também haveria mudado. Virabrequim, pistões, válvulas , o motor de 995 cc. e 19cv passou a ser de 1.131 cc. e 26 cv. Mais de 70 mil unidades militares foram produzidas.


                             1944 - Os aliados atacam e destroem a fábrica.


                              1945 - Inicia a produção do "Fusca".


                              1946 - Começa a reconstrução da fábrica e a produção é limitada. Já existiam 10.000 \" Fusca \" circulando na Alemanha.


                               1947 - Ingleses, Soviéticos e Norte-americanos não se interessam pela fábrica


                              1948 - Heinrich Nordhoff assume a presidência da fábrica e eleva a produção para 19.214 unidades/ano.


                              1949 - A produção cresce para 46.154 unidades e um acordo com a Chrysler permite a utilização da rede de revendas da marca norte-americana em todo o mundo. Foi o primeiro ano do Fusca nos Estados Unidos e apenas duas unidades foram vendidas. Surge o Volante “Morcego” sendo utilizado até os Fuscas de 1955 .


                              1950 - O primeiro lote de "Fuscas" desembarca no Brasil, via porto de Santos. As 30 unidades que vieram foram rapidamente vendidas, o 1º "Fusca" foi vendido ao paulista Rodolfo Maers.


                              1951 - Morre Ferdinand Porsche.   Surge a partir de 13.04.1951 , entradas de ventilação externas laterais ( Gela-saco ) localizadas logo após os pára-lamas dianteiros,  que perdurou até a 1º.10.52 . Após, se iniciou a versão Zwitter .


                     1952 – Um quebra-vento foi a melhor solução de longa duração para o problema da ventilação adequada – eles apareceram em 1952, substituindo a fenda na janela lateral e a abertura no canto do painel do ano anterior . A pequenina lanterna traseira foi utilizada até 1952 , quando lanternas um pouco maiores a substituíram . Estas lanternas traseiras , que em cima traziam a figura em acrílico vermelho de um coração , fora utilizada entre 10/1952 (Zwitter) a 07/1955   .   Essas também incorporavam uma luz de freio, mas como eram encaixadas no topo do carro , elas previam mais os aviões do que ajudavam no trânsito. Em 1º de outubro de 1952, surge o Fusca versão Zwitter , ou seja, traseira split windonw , mas painel do oval , substituindo-se a versão “Brezel” . O Zwitter teve início com o Chassis nº  397 023 até o 454 951 . Surge com este Fusca os frisos laminados externos nas janelas .  A partir do Zwitter ,  o trinco do capô até o ano de 1966 , passa o ser o modelo “T” . Antes do Zwitter , o trinco do capô tinha o modelo “Rabo de Tatu” .


                     1953 - Com peças da Alemanha, inclusive o motor de 1.200 centímetros cúbicos (cc), o carro começa a ser montado em um pequeno armazém alugado na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga (zona sudeste de São Paulo – Brasil). Em data de 10 de março de 1953, encerra-se a produção do Fusca modelo Zwitter , passando-se a produção do Fusca Modelo Oval. A partir do modelo Oval,    substitui-se então as duas janelinhas bi-partidas por esta “Oval”. O primeiro modelo Oval teve o Chassis com o nº 454 952.


                     1954 - O carro Volks começa a conquistar os norte-americanos, que o apelidam de Beetle (besouro).


                    1955 – O milionésimo Fusca chegou nesse ano . Dez anos depois , um milhão de fuscas foram produzidos a cada ano . Surge nos Fuscas Ovais comercializados nos EUA entre 1955 a 1957, as “Mamicas” – mini-piscas localizados perto do foral do carro , nos pára-lamas dianteiros .


                            1956 - A Volkswagen inicia a construção de sua fábrica de 10,2 mil metros quadrados no Km 23,5 da Via Anchieta (São Bernardo do Campo) . Surge o Volante “Corcunda” perdurando até 1959 .


                             1957 - A fábrica solta seu primeiro produto, a Kombi. Os primeiros Fuscas exibiam um minúsculo rolo como pedal de acelerador . Este foi substituído pelo tipo normal que conhecemos hoje justamente nesse ano .  Em data de 31 de Julho de 1957 , encerrou-se a produção do Fusca Modelo Oval, sendo o último chassis o nº 1600 439 .  Houve a substituição do pára-brisa traseiro ovalado pelo retangular , quase que dobrando a visibilidade na retaguarda . Este veio a aumentar mais uma vez de tamanho em 1964 .


                             1958 – O fusca recebeu um novo painel , com um porta-luvas maior e uma alavanca de marcha disposta mais convenientemente . O rádio fora deslocado para o centro do painel , com um alto-falante colocado ao lado do velocímetro .


                             1959 - O Fusca começa a ser produzido no dia 3 de janeiro, com um índice de nacionalização de 54%. A primeira unidade é adquirida pelo empresário paulista Eduardo Andrea Matarazzo. No dia 18 de novembro, a fábrica Via Anchieta Km 23,5 é inaugurada oficialmente. A Volks brasileira fecha o ano com 8.406 unidades vendidas.  Há a introdução de uma barra estabilizadora no eixo dianteiro ; Surge a “mamadeira” – reservatório de água do esguicho localizado abaixo do painel, usado  nos fuscas nacionais de 1959 a 1962 .


                             1960 - O sistema de sinaleiros (pisca-pisca) deixa de ser uma barra na coluna lateral central (também chamada de bananinha) para as lanternas traseira, juntamente com as luzes de freio e lanterna, e também a saída de escape passa a ser dupla.
Há a troca do volante ( deixa de existir o “Corcunda” ), cujo novo design agora é em forma de cálice com aro de buzina .  Maçanetas externas com fechaduras de botão , pára-sol para o acompanhante e revestimento do estribo na cor do veículo .


                             1961 – Nos anos 50 , mais de 160.000 donos de fusca foram presenteados com 1 relógio e 1 certificado pela cobertura de 100.000 Km com o mesmo motor de fusca . E justamente em 1961 ,a confiança era tão grande que o esquema teve de ser deixado de lado pela Volkswagen . Há caixa de mudanças de marcha totalmente sincronizado , incluindo a primeira marcha ; limitador de abertura das portas , alça de segurança no painel para o acompanhante ( puta merda ) ; suporte de molas no capô do porta-malas ; introdução do  indicador elétrico do nível do combustível no painel
e nova lanterna traseira . Há a substituição das “bananinhas” a partir de março deste ano , por pisca-piscas localizados em cima dos pára-lamas dianteiros . Tinha-se também como opcional as “bananinhas” , um modelo de Pisca chamado de “Orelha de Padre” .


                             1962 - O Fusca torna-se líder de vendas no Brasil, com 31.014 veículos vendidos. Há luz assimétrica nos faróis, gancho-cabide , reservatório do fluído do freio de plástico e friso na saída do ar quente .  O Chassi é inteiramente nacional ; Acaba a “mamadeira” .


                             1963 - O Fusca ganha um novo acessório opcional, trata-se de um chave de ligação do motor localizada no próprio motor no qual ajudava os mecânico na regulagem do motor. Uma das ligações do Fusca com o passado foi cortada , quando a insígnia ( Brasão ) do Castelo de Wolfsburg no capô foi substituída pelo familiar emblema VW . O logotipo de Wolfsburg ficou entretanto no centro do volante ; troca do compartimento de luz da placa ou “nariz do papa” , por um invólucro maior e menos escultural ;  colocar capas de vinil nos bancos ao invés de tecidos ; as janelas traseiras agora passam a ser basculantes ; há novo descansa-braço ; lavador de Pára-brisa pneumático ; amortecedor de direção .


                           1964 - A Volks lança o Fusca com teto solar, mas, apelidado de "Cornowagen", fica só alguns meses no mercado. Tratou-se de um teto-solar corrediço ( opcional ) .  O reservatório de gasolina tem novo formato ; dobradiças das portas aperfeiçoado ; velocímetro com lacre .


                            1965 - Trava de direção ligada diretamente ao sistema de ignição, narizinho ( lanterna de placa traseira maior ; sinalizadores de direção redesenhados, conforme normas internacionais ;  maior espaço para os passageiros do banco de trás ;  encosto de banco traseiro dobrável, barra de direção com lubrificação automática. O fusca recebeu também um pára-brisa ligeiramente curvo na frente .
                             Neste mesmo ano , a Volks lança o Fusca   versão "Pé de Boi" , para o campo  , cerca de 15% mais barata ( não possuía nenhum item cromado ou acessórios). As diferenças eram os acessórios da carroceria ; os revestimentos internos foram modificados ; os pára-choques e  as calotas são pintados ; foram suprimidos pisca-piscas , cinzeiro e a tampa do porta-luva – sic. Propaganda às folhas 73 do Livro “A História de um Símbolo” .
                         

                           1967 - Atinge a marca de 500.000 fusca em São Bernardo do Campo. O carro troca o motor de 1.200 cc (36 cv) pelo 1.300 cc (46 cv SAE) mas continua 6 volts .Na parte mecânica foram modificadas o aro de roda aumentou o número de furos para facilitar a ventilação dos freios e ganhou novo escapamento. Na parte de segurança, houve a introdução de um dispositivo que impedia a abertura intencional das portas ( maçaneta em forma de gatilho ) , além de um vidro traseiro 20% maior e os limpadores do pára-brisa são melhores posicionado . As novas versões ( com motor 1300 cc ) são chamadas de "Tigre", o que teve uma publicidade engraçada, onde os concessionários utilizavam "rabos de tigre" de papel para ilustrar o novo modelo, mais potente. Os aros das rodas também receberam furos pra melhor ventilação do sistema de freios ; botão de pressão na fechadura do capô do motor ; estribo com sulcos longitudinais ; novo silencioso ; novas palhetas do limpador do pára-brisa ; caixa de fusíveis abaixo do painel .


                             1968 - Foi provado que o sistema de 6 volts que o equipava não se mostrava eficiente, aí o Fusca ganhara um novo sistema elétrico 12 volts . E a caixa de direção passa a ser lubrificada com graxa ao invés de óleo ; Indicador mecânico do nível do marcador de gasolina no painel ( acusa o nível mesmo estando as chaves desligadas) . Em 1967 a Volks passou a adotar a antecipação do que seria novidades no ano seguinte ( ferramenta de marketing ) .


                              1969 - Walt Disney lança o filme \"Se Meu Fusca Falasse\", no qual o carro, chamado de Herbie, nada, anda sobre duas rodas e até pensa.  Espelho retrovisor externo com novo formato  ; cinzeiro do painel sem  botão ; bancos com forma mais anatômico e encosto mais largo .


                              1970 - O carro ganha opção de motor 1.500 cc (52 cv) – apelidado de “Fuscão ” , bitola traseira 62 mm mais larga, eixo traseiro com barra compensadora, capô do motor com aberturas para ventilação,capô do porta mala redesenhado, novas lanternas traseiras com luz de ré , ganhou pára-choques mais fortes e resistentes de lâmina única, internamente seu acabamento interno era mais luxuoso com cintos de segurança dianteiros de série , além de freio a disco dianteiro opcional. As aberturas de ventilação em formato de meia-lua ( atrás do vidro traseiro ) foram introduzidas nesse ano no capô do motor , como uma das repetidas vezes de melhorar a ventilação do fusca . Nesse ano, um incêndio destrói o setor de pintura da fábrica e o primeiro Fusca brasileiro é exportado para a Bolívia.


                  1971 -  Tubo de escapamento mais fino .
         

                  1972 - A Volkswagen do Brasil atinge a produção de 1 milhão de Fuscas. Novo interruptor de luzes indicadoras de direção ; novo garfo para engrenagem .


                  1973 - Os dois modelos 1300 e 1500 passam a ser equipados com novo distribuidor de avanço vácuo-centrífugo e com carburadores recalibrados otimizando assim os gastos de combustíveis. Novos desenhos dos pára-lama dianteiros em conseqüência também mudou os faróis colocados agora na vertical e o sistema de aquecimento que era equipamento de série passou a ser opcional.  As Janelas Traseiras voltam a ser fixas ( Basculantes Opcionais ) ; Painel de instrumento  na cor do veículo ; descansa-braço redesenhado ; trava de dois estágios no capô do porta-malas.


                       1974 - Nunca vendeu-se tanto fusca no Brasil como no ano de 1974. O fusca teve uma produção de 239.393 unidades somente em 1974.Comparado à produção de 1969 que era de 126.319, foi um impressionante salto nas vendas. Tudo provava o já absoluto sucesso do Fusca. E também nessa época que surgiu o Fusca com motorização 1.600-S que rendia 65 cv (SAE) com dupla carburação, chamado de “Super Fuscão” . As mudanças mecânicas para esse ano eram o eixo dianteiro com bitola mais larga e a mudança estética foi o maior pára-brisa para as versões 1.300cc. e 1.500cc.. ; grade para tomada de ar na frente do pára-brisa ; saída de ar atrás das janelas laterais traseiras ; volante reestilizado ; limpador do Pára-brisa com dois estágios de velocidade ; painel com marcador de temperatura , relógio e amperímetro .


                          1975 - a linha VW foi ampliada com a chegada do novo motor 1.300, versão 1.300-L e o modelo 1.600 passou a ter a alavanca de câmbio mais curta ;  filtro de ar do carburador de papel, que substituiria o filtro de ar a óleo ; Lavador de pára-brisa com bomba de pé ; caixa de fusível de 12 pólos ; pisca-alerta.


                          1976 - Atinge a marca de 2.000.000 de unidades. O Fusca modelo 1300L é muito bem aceito devido os luxo no acabamento, retrovisores e limpadores de pára-brisa maiores e em nova posição maiores e a economia chegando a fazer quase 14 Km/l ; Inclusão de trava de segurança no encosto dos assentos ; limpadores de pára-brisa maiores e com nova fixação.



                       1997 -   Interruptor do limpador do pára-brisa na coluna de direção ; luz vermelha no velocímetro para controlar anormalidades ; comando do painel  de instrumento iluminado ; para-sóis bi-articulado .


                          1978 – Em 19 de janeiro , a Volkswagen alemã deixa de produzir o Fusca, em sua linha de montagem em Wolfsburg .  Em 1978 o bocal do tanque de combustível passou a ser do lado externo do carro (lado direito), e não mais dentro do porta-malas como mostrava-se até então, eliminando-se assim a necessidade de se abrir o porta-malas para abastecimento ; travamento das portas sem o uso das chaves ; Maçaneta das portas com sistema gatilho ; Chave única para a abertura das portas e do capô do motor ; pisca-alerta acionado por alavanca na coluna de direção .


                          1979 - O Fusca ganha motor movido a álcool e as lanternas traseiras são remodeladas e ganharam novas formas ( crescidas ) , sendo apelidadas de "FaFá " ; novo espelho retrovisor retangular ; nova manopla para a alavanca de mudanças de marchas ; logotipo traseiro de plástico ; manivela de acionamento dos vidros de plástico ; alça de segurança redimensionada .


                          1980 – Opção de apoio de cabeça . Motor 1300 à álcool .


                          1981 – Novo volante com diâmetro menor ( 380 mm) ; acendedor de cigarros na versão 1300GL


                          1982 – Novo painel , com o quadro de instrumentos retangular .


                          1983 - Após quatro anos sem mudanças, em 1983 o "Super-Fuscão" desaparece. Adotaram o nome oficial de "FUSCA". Com algumas poucas inovações como caixa de câmbio "Life-Time" (dispensa troca periódica de lubrificante), ignição eletrônica nos modelos a álcool, bomba de combustível com proteção anti-corrosiva, válvulas termopneumáticas nas entradas dos filtros de ar (com a função de controlar a temperatura do ar aspirado para finalidade de melhorar a queima da mistura) ; novos bancos dianteiros ; volante espumado.


                        1984 – O motor 1300 do Fusca desaparece. Surge aí um novo 1600 com pistões, cilindros e cabeçotes redesenhados, além de novas câmaras de combustão, o novo motor rendia 46 cv a 4.000 RPM e torque máximo de 10,1 kgf/m a 2.000 RPM. Agora a medição foi feita no método DIN e não mais no SAE. Equipavam a versão também novos freios a disco na dianteira e barra estabilizadora traseira redesenhada para uma melhor performance aerodinâmica ; válvulas de escapamentos maiores ; barra estabilizadora traseira .



                       1985 - É lançado o fusca série prata com vários acessórios já incorporados e com rodas aro 14 ( rodas de Brasília ) com pneus mais largos ; as laterais da porta passaram a ser forradas com tecido de alta qualidade .


                        1986 - O Fusca ganha bancos reclináveis com apoio de cabeça e janelas laterais traseiras basculantes ; painel de instrumentos forrados ; volante espumado .  No final do ano, no entanto, por razões mercadológicas (as vendas decresciam anualmente desde 1980 devido à chegada de carros mais modernos), a Volks tira o carro de linha e as ultimas unidades são formadas pela série ouro que vinham com chave de ouro, vidros verdes com térmico traseiro e degrade, pintura azul metálica e outros opcionais. A data de 18 de agosto marca oficialmente o decreto do fim da produção do Fusca no Brasil, após 27 anos ininterruptos de produção.


                      1987 - Com o fim do Fusca, o Opala é adotado pela Polícia Militar de São Paulo.


                      1988 – O Fusca ultrapassa a casa dos 20.000.000 ( Vinte Milhões ) de veículos vendidos em todo o Mundo .


                      1993 - Setembro: oito meses após o pedido do então presidente Itamar Franco ao então presidente da Volkswagen Pierre-Alain De Smedt e com investimentos de US$ 30 milhões, a Volkswagen retoma a produção do Fusca. Entre as novidades do modelo, destacam-se vidros laminados, catalisador, barras estabilizadoras na dianteira e na traseira, pneus radiais, freios dianteiros a disco, reforços estruturais e cintos de segurança de três pontos e motor com injeção eletrônica.


                       1996 - Em junho, o Fusca novamente deixa de ser produzido e como em 1986 lança as ultimas unidades com série ouro, o qual é equipado com faróis de milha, lanterna fume, rádio digital, vidros verdes banco com novo revestimento ( igual ao do gol Atlanta ), além de outros opcionais como a chave em ouro. Tratou-se de um fato inédito em toda a história do automobilismo mundial . O México passa a ser o único país a produzir o carro. Em novembro. é instituído oficialmente o dia do Fusca (20 de janeiro)


                     1998 - No dia 14 de fevereiro, a fábrica de Puebla, no México, começa a produzir o novo Fusca em grande escala. O carro vira mania nos Estados Unidos. Em maio, a Volks promove um "recall" para trocar a fiação próxima à bateria devido à possibilidade de incêndio.
             

                         1999 - O Brasil começa a vender o New Beetle com motor 2.0 de 1216 cv. No mesmo ano foi divulgada a comercialização de 170 mil unidades em todo o mundo.


                     2003 - A Volkswagen encerra a produção do Fusca e traz 15 unidades da Última Edición para o Brasil
                       O último Fusca produzido no mundo saiu da linha de montagem na quarta-feira (30/7), exatamente às 9h05 no horário local (12h05 em Brasília), da fábrica de Puebla, no México. A produção do Fusca foi encerrada com o exemplar da série exclusiva Última Edición, que marca a despedida do Fusca. Trata-se da unidade nº 21 529 464 de um dos mitos da indústria automobilística mundial, manufaturado em mais de 20 países durante quase 70 anos.
                       Para celebrar o acontecimento, a Volkswagen atenderá um pequeno número de colecionadores e fãs brasileiros com a importação de apenas 15 unidades da série exclusiva (composta por 3 000 veículos). O carro, disponível somente na cor Bege Lunar, será comercializado pelo sistema de venda direta pela Internet. Cada unidade custará US$ 13 500.
Para homenagear o “carrinho” houve flores e música típica do México na despedida do "escarabajo" (besouro), como o modelo é chamado no México, onde, pintado de verde e branco, forma uma frota de táxis que se transformou no símbolo do congestionado trânsito da capital.
                       A série exclusiva tem como destaque o design clássico, frisos cromados e os bancos revestidos de tecido. O motor 1.6 litro de 4 cilindros continua o mesmo. A história do modelo - criado por Ferdinand Porsche e lançado comercialmente em 1945 - está representada na manopla de abertura do capô dianteiro, onde se encontra o emblema de Wolfsburg, uma homenagem à cidade da fábrica matriz da Volkswagen que o projetou para o mundo.
Entre os itens de série, o Fusca Última Edición possui alarme sonoro e visual, antena, calotas parciais cromadas, carpete no assoalho, cintos dianteiros de três pontos, cintos traseiros subabdominais, detalhes do painel na cor do veículo, emblema Última Edición no porta-luvas, faróis halógenos, faróis e lanternas com molduras cromadas, limpador de pára-brisa com duas velocidades, material anti-ruído, pára-choques cromados, ponteira cromada do escapamento, porta-mapas na lateral da porta esquerda, rádio CD Player com 4 alto-falantes e retrovisores externos cromados.
O México fabricou 1 700 000 unidades do Fusca - 8% da sua produção total. O modelo seguirá para a Alemanha, onde será incorporado ao Museu da Volkswagen.


Fonte: Folha de São Paulo, 13/09/98, A história de um símbolo; Small
Wonder, e arquivo Folha de São Paulo.


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